Logo - Livro de Receitas

Curso de Chocolate Passo a Passo - Receitas Especiais de Ovos de Páscoa



RECEITAS ESPECIAIS DE OVOS


OVO MARMORIZADO ( 600 gramas)


Para um ovo de 600 gramas será usado 300 gramas de chocolate branco e 200 gramas de chocolate ao leite. Derreta, resfrie e tempere o chocolate como descrito anteriormente. Em uma forma de 500 gramas faça os desenhos de mesclado usando os dois chocolates.

Leve a geladeira e depois faça as camadas restantes como ensinado. A primeira camada irá definir o aspecto final do ovo. Você pode fazer as camadas restantes apenas misturando os dois chocolates, sem se preocupar com o desenho.

Querendo um mesclado mais definido, coloque porções de chocolate branco e ao leite em 2 cones de papel manteiga, fazendo faixas alternadas com os dois chocolates.

Escolha o desenho que preferir : riscos diagonais, círculos, ondas, etc. Comece trabalhando com o chocolate ao leite, preenchendo depois com faixas maiores de chocolate branco : o resultado final será mais preciso.

Para obter um mesclado mais livre, coloque na forma colheradas de chocolate ao leite, deixando espaços para preencher com o chocolate branco. Em seguida gire a forma, fazendo sucessivas camadas, até terminar o chocolate

 

OVO CROCANTE (850 gramas)


 

Para um ovo de 850g será usado 800 gramas de chocolate ao leite e 1/2 xícara de flocos de arroz. Derreta, resfrie e tempere o chocolate como descrito anteriormente. Acrescente os flocos de arroz ao chocolate e misture bem. Divida a mistura ao meio e despeje de uma só vez em formas de 850g (400g para cada metade).

Gire a forma para que o chocolate se espalhe por igual. Leve à geladeira por 1 minuto e torne a girar. Repita esse processo até que o chocolate tenha recoberto toda a forma.

Apare as rebarbas com uma espátula, formando as bordas. Coloque a forma emborcada na geladeira sobre o papel alumínio até que fique opaca (ponto de desenformar). Desenforme, deixe descansar e embrulhe em papel chumbo.

Também pode-se preparar o crocante em casa : misture numa panela pequena 10 colheres de (sopa) de açúcar e 1 colher de (chá) de manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo lentamente até caramelizar.

Junte 6 colheres de (sopa) de castanha de caju picada (pode ser amendoim, avelã, nozes), misture bem e despeje sobre o mármore untado. Espere esfriar e quebre com um rolo ou martelo de cozinha. Misture-o depois de frio ao chocolate temperado.

Dica : O crocante faz com que o chocolate fique mais espesso, permitindo a moldagem numa só camada. Fique atenta ao tempo de secagem : alguns minutos a mais na geladeira fará com que o chocolate endureça e se concentre na parte central do ovo, impedindo o restante da moldagem.

 


OVO COM CASCA RECHEADA (750 gramas)


Para o recheio serão usados : 150g de chocolate ao leite, 10 colheres de (sopa) de creme de leite fresco, 1 colher de (chá) de licor de cereja. Leve ao banho-maria todos os ingredientes, mexendo até formar um creme homogêneo. Espere amornar e leve à geladeira por 1 hora, ou até adquirir uma consistência firme.

Para o ovo será usado 650g de chocolate branco. Derreta, resfrie e tempere o chocolate como descrito anteriormente. Em uma forma de 750g, faça duas camadas (1/3 do chocolate em cada camada) de chocolate branco. Com um pincel de cozinha, espalhe o recheio sobre o chocolate já seco e depois leve à geladeira por 15 minutos para secar bem. Faça a última camada com o chocolate branco sobre o recheio com o restante do chocolate. Leve à geladeira emborcado em papel alumínio para secagem final. Depois de desenformar, deixe descansar e embrulhe em papel chumbo.
 


 

VEJA TAMBEM:

Introdução
Ambiente de Trabalho e Equipamentos
Preparação do Chocolate
Ovos de Páscoa
Embalagem dos Ovos
Bombons Maciços
Bombons Recheados
Bombons Banhados
Bombons Especiais
Embalagem dos Bombons
Trufas
Pirulitos
Alfajor e Pão de Mel
Arranjos e Topiarias com Bombons
Listagem de Fornecedores

 

Voltar Menu Dicas

 

Copyright© 2004-2017 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade