Manual de Congelamento - Alimentos Semiprontos



Alimentos Semiprontos
Podemos fazer e estocar uma grande variedade de alimentos semiprontos, facilitando muito o preparo de prato.
Procure sempre ter em seu freezer, alimentos “base”, com eles você terá inúmeras opções na hora de preparar sua receita, abaixo citaremos os mais usados popularmente;

Sopas concentradas
– sopas de feijão, ervilha, lentilha, mandioquinha, cebola e aspargo, congele conforme procedimento do sopão.

Sopão de legumes ou carne
–  cozinhar a carne com os legumes, quando os legumes estiverem cozidos retire e bata no liquidificador, coe e volte no cozimento da carne, retire do fogo após 10 minutos, deixe esfriar e congele em porções; o melhor modo de embalar é colocar a sopa em um saco plástico (este saco plástico, deverá estar dentro de um recipiente rígido) congele em aberto, depois de congelado, retire do recipiente rígido, reforce com mais saco plástico e leve ao freezer.

Feijão
– de um pré-cozimento no feijão, pode ser temperado, congele em porções de consumo, procedendo conforme o sopão.

Torta
– conforme já vimos em massas, podemos congelar tortas, são uma ótima opção de preparo ocasional, uma sugestão é termos, no freezer, amassa pré-assada e o recheio congelado a parte, retire o recheio do freezer com pelo menos 4 horas de antecedência.

Peixe
– uma boa opção é, passe os filés de peixe crus, pelo processador e congele em aberto, em pequenas porções uma bandeja forrada. Embale individualmente as porções, que serão muito úteis para recheios, patês, mousses, maioneses, pois exigem rápido cozimento. Podemos lembrar do bacalhau, para muitas variações.

Frios e queijos
– ralados em filete e embalados em pequenas porções,servem para coberturas, recheios, patês e tortas.

Batatas frita
– pré fritar por 5 minutos, secar congelar em aberto e embalar em porções. Quando for usar, leve diretamente ao fogo médio e frite, ou ainda leve ao forno mínimo coberto para descongelar e depois aumentar a temperatura para aquecer.

Vegetais branqueados
– oferecem uma infinidade de opções para recheios de tortas, pizzas, panquecas ou como seleta para maionese, etc.,

Pizzas
– congelar os discos pré-assados pincelados levemente com molho de tomate, congele em aberto, faça camadas separando-as com filme plástico e embale em sacos plásticos.

Panquecas
– congelar os discos já fritos sem corar, congelar em aberto,separe-as com filme plástico, embale com saco plástico.

Filés empanados
– de frango, de peixe ou de carne. Congelar em aberto até solidificarem, depois em embale em porções separando os filés um a um com filme plástico, reforce embalando novamente em um saco plástico.

Molho de tomate básico e outros derivados
– congelam muito bem em porções pequenas de uso.

Salgadinhos para fritar
– congelam muito bem os empanados, o congelamento deve ser em aberto e o acondicionamento em camadas. Obs. Devem ser fritos diretamente do freezer para o fogão, depois de fritos,aqueça em forno já quente por alguns minutos (este procedimento é importante pois, a pré-fritura e depois terminar no forno, evita que os salgadinhos..estourem)


Alimentos Prontos

Podemos congelar uma infinidade de pratos prontos, sem alterar seu sabor ou sua consistência, mas para isso, devemos seguir as recomendações, relacionadas abaixo:

- quase todos os temperos, excetos o alho e o salsão, perde mum pouco o sabor depois de congelados; portanto, prove antes de servir e caso necessite, acrescente mais tempero.

- reaqueça corretamente o prato pronto, congelado.

- molhos e sopas cremosas costumam talhar se forem reaquecidos muito depressa; aqueça em fogo baixo e mexendo de vez em quando.

- o resfriamento rápido é fundamental para o congelamento de pratos prontos.

- empacote o prato pronto imediatamente após o resfriamento.

- embrulhe retirando todo o ar e sele.

- antes de servir verifique se o alimento descongelou completamente.

- sempre que for congelar alimentos líquidos, lembre-se que eles se expandem durante o congelamento, deixe sempre um espaço até a tampa.

Carnes e aves assadas ou grelhadas
Aves e carnes assadas ou grelhadas podem ser congeladas, mas devem ser empacotadas com muito cuidado para evitar o ressecamento e a perda da cor. No caso de ave recheada, congele o recheio em separado. Embrulhe a ave ou a peça de carne com uma folha de plástico, sele bem, coloque num saco plástico, feche, cole a etiqueta e leve ao freezer. Para congelar carne assada já fatiada, é aconselhável prepará-la com algum molho,ou fazer um pacote juntando bem as fatias. Carnes e aves que serão servidas frias devem descongelas na geladeira, sem desempacotar. Para servir quente,descongele em forno baixo.

Carnes, peixes e legumes com molho cremoso
Prepare o prato segundo a receita e esfrie imediatamente. Coloque em forma de alumínio descartável e tampe com papel de alumínio, selando e, leve ao freezer. Como os molhos cremosos costumam talhar na hora de reaquecer, evite esse inconveniente descongelando em fogo bem baixo e mexendo de vez em quando. Caso um molho cremoso venha a talhar, retire a carne, o peixe ou o legume e reserve.
Numa frigideira derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e acrescente 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Mistura bem. Acrescente o creme talhado, aos poucos mexendo continuamente até que adquira uma consistência espessa e macia. Junte novamente a carne, peixe ou legume.

Ensopados, guisados, carne de panela, etc
Prepare o prato normalmente, mas reduza o tempo de cozimento a ¾ do indicado na receita. Esfrie imediatamente. Coloque numa fôrma de alumínio descartável ou num recipiente de plástico rígido, retire o ar feche e coloque no freezer. Descongele diretamente em fogo baixo ou no forno, conforme a receita, ou descongele primeiro na geladeira e depois reaqueça.

Legumes
Prepare o prato segundo a receita e esfrie rapidamente. Coloque em forma de alumínio descartável, retire o ar e feche, coloque no freezer.Para descongelar, coloque-os legumes diretamente no forno, ou na panela com um pouco de água.

Purês
São bons para fazer batatas duquesa para acompanhamento de assados. Faça com o purê, pitangas grandes com o saco de confeitar. Congele em aberto e embale em recipientes rígidos. Descongele diretamente no forno mínimo

Panquecas (recheadas), ravióli, cappeleti
Congelar com bastante molho, descongelar lentamente na geladeira e depois leve ao forno mínimo com a forma coberta.

Cuscuz
Inteiro demora muito a congelar, prefira montar em pequenas formas. Congele em aberto e descongele cobertos no forno mínimo (não usar ovos cozidos).

Salgadinhos para fritar
Congelar em aberto, monte camadas isoladas em papel manteiga. Retirar do freezer 10 minutos antes de fritar em óleo quente, a principio por 5 minutos, retire-os do óleo e deixe escorrer, depois leve-os ao forno médio para terminarem de assar por dentro e não estourarem.

Salgadinhos para assar
Congelar em aberto, embalar em camadas. Deixe degelar na geladeira por 10 minutos e leve ao forno mínimo tampado e depois moderado para assar,descobertos

Tempo de estocagem
pratos prontos em geral ................................... até 3 meses
peixes e frutos do mar...................................... até 1 mês
peças de carne e aves assadas......................... até 2 meses
fatias de carne e aves em pedaços..................... até 1 mês
ensopados e guisados sem carne de porco......... até 3 meses
ensopados e guisados com carne de porco......... até 2 meses
pratos a base de vegetais.................................. até 3 meses
recheios........................................................... até 1 mês
sopas.............................................................. até 4 meses
molhos de tomate e caldos............................... até 6 meses
molhos branco.................................................. de 2 a 6 meses
salgadinhos...................................................... até 3 meses
pratos com carne moída.................................... até 2 meses
pratos com frios................................................ até 1 mês
 

 

Voltar Menu Manual de Congelamento

 
 

 

Copyright© 2004-2016 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade