Logo - Livro de Receitas

Manual de Congelamento - Congelamento de Alimentos



Congelamento de Alimentos
É considerado o melhor método de preservação dos mais variados alimentos,mesmos daqueles considerados como perecíveis. Embora existam vários métodos de conservação de alimentos, como (salgar, defumar, entre outros) o congelamento tem-se revelado o mais eficaz, pois as vantagens são inúmeras; consegue-se manter o sabor, a cor, o aroma, não altera as propriedades nutritivas e nem a consistência do produto.

Com um bom planejamento, o congelamento doméstico ou comercial oferece,economia de tempo e de dinheiro, e ainda, inúmeras vantagens, que aumentam a medida de sua utilização, o aproveitamento dos alimentos é total, evita-se desperdícios, sobras, perda de produtos perecíveis, que em condições normais de armazenamento têm curta duração.

Qualquer pessoa que cozinha o trivial básico, prepara alimento congelado em casa,bastando somente aprender a técnica apropriada. Sendo assim, quando aquela visita inesperada para o almoço ou jantar, quando os filhos encherem a casa de amigos para uma festinha surpresa, ou ainda quando não estiver a fim de cozinhar, bastará ir ao freezer e escolher a refeição adequada para a ocasião, e surpreender a todos com pratos prontos, frescos e com todas as propriedades de alimentos, feitos na hora; em poucos minutos.

Veja abaixo mais algumas vantagens que se terá com o congelamento:

tempo – nas compras, no preparo e na apresentação dos pratos.

combustível – com planejamento as compras serão mais espaçadas.

gás e energia elétrica – racionalizando o uso, porque preparam grandes quantidades, com pouco consumo.

estocagem – possibilidade de todos os alimentos serem estocados; ao natural, semi prontos ou já prontos com preservação da cor, aroma, sabor e todos nutrientes.

época de safra – oferecem até fora de época alimentos com qualidade,quantidade e preços acessíveis.

facilidades – você terá sempre à mão um variado estoque de refeições semi pronta ou prontas no freezer, para situações imprevistas, no seu dia a dia,nos fins de semana ou suas férias.

Para que o alimento congelado conserve todas as suas qualidades, siga corretamente as seguintes regras básicas:

1º) Escolha alimentos de ótima qualidade, pois o congelamento preserva o produto mais nunca melhora suas condições.

2º) Programe para cada dia, um tipo de alimento, ou seja, escolha um dia para cozinhar carnes em geral (bovina, suína, frango, peixes, etc) outro dia para fazer doces, bolos, tortas, e ainda outro dia para legumes e frutas, e assim por diante.

3º) Prepare grandes quantidades e separe em porções de suas necessidades.Congelando porções de sua necessidade você evitará problemas de sobra.

4º) Empacote com muito cuidado, eliminando todo o ar da embalagem dos alimentos a serem congelados. O ar prejudica os alimentos.

5º) Congele o alimento imediatamente após o empacotamento.

6º) Separe os alimentos que vão ser congelados, em porções, que serão utilizadas de uma só vez.

7º) Conserve os alimentos congelados a uma temperatura de -18°C ou menos.

8º) Observe constantemente quando vence o período de conservação dos alimentos para não deixa-los passar do prazo.

9º) Descongele os alimentos com cuidado, seguindo as indicações dadas para cada produto.

 

 
   

Voltar Menu Manual de Congelamento

 

Copyright© 2004-2017 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade