Manual de Congelamento - Laticínios



Laticínios
Praticamente todos os laticínios podem ser congelados,exceto o creme de leite que vai ser usado para chantilly, os queijos com alta porcentagem de umidade (tipo ricota ou queijo-de-minas) e requeijão. Outro produto como o iogurte por exemplo só os industrializados podem ser congelados, pois os feitos em casa eles tendem a talhar.

Leite
Só o leite homogeneizado pode ser congelado, na própria embalagem ou em recipiente menores.descongelar em temperatura ambiente.

Creme de leite
Se tiver pouca gordura não congela, somente congela os gorduroso. Se o creme vai ser usado para chantilly, é recomendado bater e deixá-lo pronto antes do congelamento, coloque o creme em recipiente plástico rígido ou com o saco de confeitar bolos, escolha o modo de fazer pitangas médias,aplique em uma bandeja e congele em aberto.descongele na geladeira ou se for as pitangas usa sem descongelar.

Manteiga ou Margarina
Tanto a manteiga como a margarina, podem ser congeladas, sem problema algum, só não devemos congelar a manteiga com sal, pois quando descongelada ficará rançosa. Dica é temperarmos a manteiga/margarina c/erva finas e congelar em cubeteira.

Queijos
duros e semiduros (parmesão, provolone, suíço, cheddar, queijo de minas curado, etc.) congelam muito bem; para facilitar o congelamento, corte em porções de 250grs. (máximo), pode ser em pedaços ou em fatias,embale em filme plástico e depois reforce com papel alumínio.

mole (prato, mussarela, camembert, gorgonzola, etc.) também podem ser congelados, e podemos seguir o mesmo processo de congelamento dos duros.

cremosos (requeijão, catupiry, etc.) não são bons para congelar, mas em pequenas porções de 60grs. podemos congelar. Embale recipiente rígido.

descongelar, na geladeira por 12 horas e depois em temperatura ambiente,assim o queijo recupera, aroma e sabor originais.

tempo de estocagem;
Leite homogeneizado ............................ 3 meses
Manteiga .............................................. 2 a 6 meses
Margarina ............................................. 12 meses
queijo duro e semi-duro .......................... 2 a 3 meses
mole e cremosos.................................... 2 meses
creme de leite ........................................ 2meses
chantily ................................................. 2 meses
iogurte ................................................... 1 mês


Ovos
Podemos congelar todo tipo de ovos, com exceção de ovos inteiros com a casca, e também ovos cozidos, pois a clara fica borrachuda.Mas se você, quiser congelar ovos é só seguir algumas regras básica,descritas abaixo:

Ovos inteiros
Bater ligeiramente e acrescentar sal ou açúcar a gosto.

Claras
Basta colocar em cubeteiras, e congelar.
Congelamento evita o desenvolvimento da salmonela

Gemas
- Bater ligeiramente, e acrescentar uma pitada de açúcar ou sal dependente em que receita vai ser usada, o ideal é colocar em cubeteiras, para facilitar o manuseio, e depois coloque para congelar.
- O descongelamento de ovos deve ser feito na geladeira, mantendo-o na embalagem até o uso.
- Tempo de estocagem de ovos é de até 12 meses no máximo.

Medidas equivalentes a um ovo
1 ovo inteiro - 3 colheres (sopa) da mistura
1 clara - 2 colheres (sopa)
1 gema - 1 colher (sopa)

 

 

Voltar Menu Manual de Congelamento

 
 

 

Copyright© 2004-2016 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade