Manual de Congelamento - Preparação para o congelamento



Preparação para o congelamento
Lembrando que o processo, preserva as características iniciais dos alimentos mas não as melhora é importante observar algumas regras que asseguram o sucesso na arte de congelar:

1º) Usar sempre alimentos frescos e de boa qualidade e prepará-los logo que adquiridos (devem aguardar na geladeira).

2º) Se na preparação utilizar algum ingrediente que já foi congelado, consuma-o logo, pois apesar de usado em proporções pequenas provoca alterações no valor nutritivo do prato.

3º) O congelamento amacia os alimentos por isso os pratos não devem ter cozimento normal, pois na etapa de descongelamento passam por processos de aquecimento onde se completa seu cozimento. Isto garante o seu sabor original evitando o de requentado.

4º) O congelamento também acentua o sabor dos alimentos, principalmente de alguns condimentos como, segurelha, manjerona, noz-moscada, páprica,pimenta do reino, mostarda, baunilha, principalmente o sal. Por isso,usá-los em pequenas quantidades ao congelar, deixando para acentuá-los no descongelamento.

5º) Diminua a quantidade de gordura, o que além de beneficiar sua saúde evitarão sabor de ranço.

6º) Consultar sempre a relação do que não congela satisfatoriamente, porque um pequeno deslize poderá comprometer a elaboração de um prato.

7º) Quando você precisar engrossar algum prato use farinha de trigo evitando o amido de milho (maisena), pois ele irá dessorar perdendo a textura e consistência ou então engrossá-la á gosto, após o descongelamento.

8º) Siga o tempo correto do cozimento, conforme tabela anexa.

9º) Fazer sempre o resfriamento rápido dos alimentos; colocando o alimento recém preparado em um recipiente com água e gelo. Dessa forma, além de bloquear o cozimento, eliminamos a condições favoráveis ao desenvolvimento de bactérias e preservamos as propriedades alimentícias e o sabor do alimento.

10º) O resfriamento deverá ter o dobro de tempo, do cozimento (ex. se você cozinhar por 3 minutos, deixe o resfriamento 6 minutos).

11º) Escolher embalagem adequada para o alimento, levando em consideração assuas características, e principalmente o processo que será utilizado para o descongelamento.

12º) Após a escolha da embalagem correta, embale o alimento, e retire todo o ar,com uma bombinha de sucção, ou fazendo pressão com as mãos.

13º) Fazer sempre o congelamento em pequenas porções, o que agiliza o processo e facilita o descongelamento, evitando também o desperdício de alimentos.

14º) Ao preparar, em quantidades, alimentos para congelar, os mesmos após serem devidamente embalados e etiquetados, devem aguardar no refrigerador e nunca em temperatura ambiente, para serem estocados no freezer.

15º) Ao empacotar o alimento nas devidas condições, não esquecer de retirar todo o ar da embalagem.

16º) Após o empacotamento do alimento coloque a etiqueta de identificação dos alimentos com data, validade e descrição do alimento.

 

 

Voltar Menu Manual de Congelamento

 
 

 

Copyright© 2004-2016 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade