Vida & Saúde



Um pouco de vida ao ar livre é sumamente necessário ao gênero humano. Toda família deveria dedicar 2 dias ou fins de semana ao ar livre, pois isto embora não pareça é de grande necessidade para o nosso organismo. Um fim de semana na praia, campo ou mesmo clube, retempera os energias para outra semana de trabalho.

È necessário que as crianças, principalmente em idade escolar, tenham um dia para poderem aproveitar os benefícios dos raios de sol e o contato direto com a natureza. Todo adolescente e criança deve praticar um esporte, o de sua predileção, para que seus músculos possam desenvolver-se como devem.
Os pais de família irão para o trabalho mais bem dispostos depois de passarem uma tarde agradável com a família em um piquenique bem organizado, aproveitando a beleza de um dia de sol e o natureza.

A poluição do ar nos grandes cidades é um fato incontestável que toda pessoa de bom senso, dentro do possível, deveria evitar, dando aos maltratados pulmões, de vez em  guando, uma boa dose de ar puro.
Crianças que têm bastante contato com sol, água e ar puro, são mais resistentes às inflamações e outras doenças, dos que aquelas que vivem constantemente em lugares úmidos, mal ventilados, e sob luzes artifícios. O nosso corpo tem necessidade para sua existência de: ar, água, alimento, luz, exercícios, asseio e repouso.

No verão, é preciso redobrar os cuidados com a pele, pois após esta estação, devido à exposição do corpo aos. raios solares, se fazem notar as sardas, os panos e os cravos, e com eles a mágua e a improficiência dos recursos de emergência: óleos, pomadas, pós de porcelanas e muito desânimo.

Adstringente: (vinagre de rosas) Ferve-se um litro de vinagre branco com meio quilo de pétalas frescas de rosas, por espaço de cinco minutos. Retira-se do fogo. Em seguida, coloca-se num frasco, onde deve permanecer dois dias em repouso. Depois se filtra. Este liquido é adstringente e pode-se usar com um pouco de água para fechar os póras.

Adstringente: Deitando-se uma grama de mentol em trinta gramas de alcool, obtém-se um bom adstringente para a pele. Esta solução, é recomendada entretanto, para as peles gordurosas, de poros dilatados. As mulheres cuja cútis é seca, devem abster-se de empregá-la, porque produz efeito prejudicial ressecando-a ainda mais.

LOÇÃO ESPECIAL (para bronzear) :
Ingredientes: Salol, 10 grs.; Óleo de linhaça, 75 grs.; água de lima, 75 grs.
Modo de fazer: Mistura-se o salol com o óleo de linhaça, acrescenta-se a água de lima, e sacode-se bem.
Outra fórmula interessante é: Agua de lima, 6 colheres; bórax, 2 colherinhas; azeite doce, 8 colherinhas; tintura de ben-join, algumas gotas.
Modo de fazer: Mistura-se o bórax com a água de lima, e o azeite, sacode-se bem tudo, e por fim, acrescenta-se o benjoin.
Como deve ser usado: É muito importante a escolha da cor apropriada à pele. Deveria ser semelhante ao colorido natural, numa nuança levemente mais clara. Quando o pó é mais escuro que a pele, formam-se manchas que desfiguram muito a fisionomia. Um bom pó deve ser macio e fino, deve cobrir o brilho de rosto e ser aderente.

PELE (pontos pretos):
Os pontos pretos constituem uma ameaça à beleza da pele. Este perigo, porém, pode desaparecer, tendo-se a paciência de lavar o rosto antes de ir dormir, de untá-lo com um creme nutritivo e de golpeá-la com as pontas dos dedos nas zonas mais expostas, a fim de provocar uma aceleração da circulação sanguínea. No dia seguinte pela manhã, retira-se o creme com um adstringente, e pode-se depois aplicar os produtos preferidos.

PELE RESSEQUIDA:
Se tem a pele seca, tome especial cuidado antes de se expor ao sol. Use sempre um pouco de creme, ou base cremosa, antes da maquilagem. Depois da exposição ao sol ou ao frio, use uma loção suavizante que neutraliza os efeitos secativos do sol.

No inverno, deve-se usar lanolina ou óleo de amêndoas. Antes de ir para a cama, passar um creme à base de vaselina ou mesmo com glicerina pura.

Aplicar loção, creme nutritivo ou loção hidratante. Se a pele é muito seca, usar creme rico em gordura.

PELOS (Para extrair os pêlos):
Se o uso da navalha e do depilatório irritam a pele, usa-se espuma de sabonete nas pernas antes de raspá-las e, depois, para desinfetá-las, use alcool.

Ao invés de raspar os pêlos das pernas e o buço que endurece tanto a fisionomia, clareie-os com uma solução forte de água oxigenada de vinte volumes e amoníaco. Além de disfarcá-los bem, esta mistura com o tempo, acaba enfraquecendo-lhes as raízes, sem fazer nenhum mal à saúde.

PERNAS:
Exercício para corrigir barriga da perna muito grossa: Deitar-se de costas com as pernas estiradas e os braços no chão, aos lados; manter os joelhos rígidos e dobrar os dedos para trás.
Para adelgaçar a barriga da perna, ficar de pé no vão de uma porta e abrir os braços, apoiando as mãos de um e de outro lado; levantar os dedos dos pés o mais que puder, até sentir a tensão dos músculos das pernas.

Para afinar as extremidades das pernas, é recomendado andar na ponta dos pés, durante sete ou oito minutos. Quando estiver sentada, não cruze as pernas, ou então, se o fizer para descansar, não permaneça muito nesta posição, pois ela entrava a circulação e facilita o aparecimento de varizes. Ao contrário: alongue suas pernas, o mais possível. A marcha e a bicicleta, são otimos exercícios para corrigir e embelezar a conformação das pernas. Não abuse, pois, ao extremo, pode ocasionar resultados desfavoráveis, como o engrossamento dos joelhos, o que pode se observado nos ciclistas profissionais.

Exercícios para desenvolver: 1.º levantar-se nas pontas dos pés, erguendo os calcanhares do chão, o mais possível. Repetir esse movimento. 2.º ficar de pé, com o lado esquerdo do corpo encostado em uma parede; levantar-se sobre a ponta do pé esquerdo, deixando suspensa a perna direita. Voltar à posição depois de repetir várias vezes esses movimentos, apoiar o lado direito à parede e repetir o mesmo exercício com o pé direito, deixando suspensa a perna esquerda.

Transpiração: Se transpira demais nos pés, abluções frias ou mornas são úteis. Fricções com alúmem ou alcóol a 90 9raus, também são excelentes. Para suor de cheio muito forte, passar uma esponja molhada numa loção de: 50 grs. de fo-mol, 550 grs. de álcool e 100 grs. de água pura. Recomenda-se enxugar bem os vãos entre os dedos, antes de aplicá-la.

PRISAO DE VENTRE (exercícios) :

Para reduzir a gordura do abdomem e fortalecer a parede abdominal:
Deitar-se de costas no chão, com os braços estirados para trás da cabeça e as pernas estiradas também; sentar-se levantar as pernas e dobrar os joelhos; segurá-los com as mãos e aproximar do peito; voltar os braços, tronco e pernas ao chão, simultineamente; estirar-se, procurando alongar-se o mais possivel. Repetir o exercício, cinco vezes no primeiro dia, aumentando esse número, gradualmente.

Contribuem para curar a prisão de ventre e ativam a circulação.

QUADRIS (Cama reduzi-ias) :
Sentar-se, com as mãos apoiadas atrás do corpo, pernas estiradas.
Levantar as pernas até que todo o peso do corpo, recaia diretamente, sobre os quadris. Com as pernas estiradas, rodar o corpo para um e outro lado. Não tornar a apoiar as pernas no chão, enquanto não sentir cansaço. Descansar e após, repetir o exercício.

SARDAS:
Um dos tratamentos recomendados para fazer desaparecer as sardas do rosto é lavá-la, à noite, com água fresca e, depois de enxugá-la, esfregá-la de leve com um lenço embebido em leite de amêndoas.

UNHAS: (para branquear as unhas encardidas) :
Ingredientes: Agua oxigenada de 20 vl, 60 grs.; glicerina, 10 grs.; água destilada, 30 grs..

(Como dar brilho) : Para as que não gostam de usar esmalte eis um pó excelente para dar brilho as unhas:

Misture pó de magnésia e glicerina, mexer bem para que o pó fique bem incorporado na glicerina, depois colorir com um pouco de carmim. Passar as unhas, e polir com o polidor comum.

CABELOS (beleza) :
Depois de lavar o cabelo alternadamente com água quente e água fria, fazer uma boa massagem no couro cabeludo. Estimular a circulação, por meio de suaves movimentos circulares.

CABELOS CASTANHOS CLAROS:
Não deixe de os enxugar com folhas de "henné" à razão de 40 folhas de nogueira, na proporção de cem gramas por litro. Obterá um reflexo natural e brilhante.

CABELOS PARA ALCOURAR:
Se deseja dar um tom alourado aos seu cabelos castanhos, lave primeiramente a cabeça com um "shampoo" e, depois, aplique sobre o couro cabeludo o caldo de um limão, deixando os cabelos umedecidos assim durante dez minutos, mais ou menos. Enxague-os, por fim, em várias águas e seque a cabeleira ao sol, empregando toalhas aquecidas.

As louras não devem usar vinagre na água de lavagem da cabeça, porque a mistura escurece o cabelo. Essa solução convém mais às morenas. Do mesmo modo, para as cabeças já encanecidas, um pouco de anil na água de enxaguar, dará ao cabelo branco, um tom levemente azulado, de agradável efeito.

CABELOS LOUROS:
Lave-os com um ou dois litros d'água de camomila (50 gramas de camomila por litro d'água).

CABELOS FINOS E QUEBRADIÇOS:
A lavagem com ovos é muito aconselhada. Convém a todas as cabeças e especialmente aos cabelos finos e quebradiços.

CABELOS LISOS:
Se tem cabelos lisos e curtos, poderá empregar o seguinte método para torná-los ondulados. Quando lavar seus cabelos, esfregá-los durante o “shampoo" em movimento rotativo sempre na mesma direção. Sobretudo, não empregue também muita água de colônia, porque ela resseca os cabelos e irrita o couro cabeludo; use de preferência óleos vegetais, cuja percentagem de alcóol é muito reduzida.

CABELOS OLEOSOS:
Se seus cabelos são muito oleosos, não use brilhantina comum, ao penteá-los, mas sim, uma mistura composta de 30 gramas de água de colônia e 5 gramas de ácido.

Como escovar os cabelos: Escove os cabelos muitas vezes pela manhã e à noite, com uma escova bem dura.

A escova remove a poeira que tão fácilmente se acumula na cabeça. Escove-os, portanto, vigorosamente, partindo do couro cabeludo.

Se seus cabelos são secos, aplique-lhes uma boa brilhantina antes de fazer qualquer penteado.

Para tê-los sedosos: Para ter cabelos sedosos e macios, basta escová-los diáriamente e aplicar-lhes pelo menos uma vez por semana, um bom "shampoo".

Os cabelos demasiadamente finos não devem ser lavados seguidamente. O uso frequente de brilhantinas, também é contra indicado. A escova, contribui para conservá-los limpos, e por meio de uma ondulação permanente, poderão ser penteados com facilidade e conservados em forma.

CABELOS SECOS:
Fazer massagens no couro cabeludo com qualquer óleo comestível morno. Enrolar a cabeça num pano ou turbante impermeável e deixar os cabelos assim de um dia para o outro. No dia seguinte, um "shampoo".

Para os cabelos secos, pode-se fazer uso da seguinte brilhantina: Extrato de canela, 10 grs.; óleo de parafina, 30 grs.; petróleo retificado, 200 grs.; essência de bergamota, 2 grs.
 


 

Voltar Menu Dicas

 
 

 

Copyright© 2004-2014 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade

eXTReMe Tracker