Logo - Livro de Receitas
          

secoes Doces & Sobremesas

Gelatina de Frutas

Ingredientes:
2 colheres de (sopa) de licor de laranja (Cointreau)
4 colheres de (sopa) de água
3 xícaras de suco de laranja (720ml)
2/3 de xícara de açúcar (120 gramas)
8 folhas de gelatina sem sabor, incolor (13 gramas)
400 gramas de pêssego
400 gramas de nectarina
400 gramas de nêspera
200 gramas de uva rubi
200 gramas de uva itália

Molho:
1 colher de (sopa) de suco de limão
1/2 xícaras de açúcar (90 gramas)
150 gramas de nectarina
150 gramas de pêssego

Para Decorar:
1 cacho de uva rubi pequeno
Folhas de parreira



Modo de Preparar:
Forrar com filme plástico uma forma de bolo inglês de 7 cm x 11 cm x 28 cm. Reservar. Descascar os pêssegos e cortar em fatias finas. Cortar as nectarinas e as nêsperas em fatias finas sem descascar. Cortar os dois tipos de uva ao meio sem descascar. Reservar. Com uma tesoura, cortar as folhas de gelatina em pedaços pequenos, colocar numa tigela pequena, regar com a água e deixar amolecer (aproximadamente 3 minutos). Reservar.

Enquanto isso, numa panela média, em fogo alto, ferver o suco de laranja com o açúcar, mexendo sempre com uma colher de pau., até dissolver o açúcar (aproximadamente 2 minutos). Tirar do fogo e juntar o licor de laranja e a gelatina amolecida. Misturar até dissolver a gelatina. Deixar esfriar. Cobrir o fundo da forma preparada com uma camada de 0,5 cm da gelatina. Deixar na geladeira até começar a firmar (cerca de 5 minutos).

Retirar da geladeira e, cuidadosamente, formar uma fileira de fatias de pêssego, nectarina e nêspera alternando e sobrepondo levemente. Do mesmo modo, fazer outra fileira paralela a essa. No centro, alternar numa fileira as metades de uvas rubi e itália. Cobrir com uma camada fina de gelatina (não colocar gelatina demais sobre as frutas para que não bóiem). Deixar na geladeira até a gelatina começar a firmar (cerca de 5 minutos).

Retirar da geladeira e formar duas fileiras de pêssego paralelas. No centro, fazer uma fileira de uvas rubi e itália. Cobrir com mais uma camada fina de gelatina. Deixar novamente na geladeira até começar a firmar. Em seguida, fazer o mesmo com a nectarina e, depois, com a nêspera, sempre enfileirando as uvas no centro, cobrindo com a gelatina e levando à geladeira até começar a firmar.

Espalhar a gelatina restante sobre a última camada de fruta, cobrir com filme plástico e pressionar bem. Deixar na geladeira por cerca de 6 horas.

Molho:
Descascar os pêssegos e cortar em pedaços. Cortar as nectarinas em pedaços sem descascar. Colocar as frutas no liquidificador, juntar o açúcar e o suco de limão e bater até obter um purê homogêneo. Passar por uma peneira e transferir para uma molharira.

Tirar a gelatina da geladeira e descartar o filme plástico. Desenformar numa travessa e retirar o outro filme plástico. Decorar com as folhas de parreira e o cacho de uva. Servir a seguir acompanhada do molho.

 



Pesquisa personalizada

        



Copyright© 2004-2017 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade