Massas & Cia.


Pizza Caseira passo-a-passo


1 lata (435 gramas) de tomates inteiros sem casca, com o líquido
50 gramas de azeitonas pretas sem caroços cortadas ao meio
1/2 pimentão vermelho, sem as sementes e sem o núcleo
45 gramas de queijo Parmesão fresco ralado
1 lata (60 gramas) de filé de anchovas
190 gramas de mussarela picada
1/2 colher de (chá) de folhas de manjericão picadas
1 colher de (chá) de folhas de orégano picadas
1/8 colher de (chá) de pimenta do reino
1/2 colher de fermento seco
1 colher de (chá) de açúcar
2 colher de azeite de oliva
2 colher de purê de tomate
3/4 colher de sal
4 cogumelos frescos médios
1 cebola média, cortada
1 dente de alho, picado
120 ml de água morna
250 gramas de farinha



1. Para provar o fermento, misture o fermento com uma colher de (chá) de açúcar e polvilhe este preparado sobre uma tijela de água morna; mexa bem os ingredientes até o fermento dissolver. Deixe pousar durante 5 minutos ou até que a mistura borbulhe. *

2. Coloque 210 gramas de farinha e 1/4 de colher de (chá) de sal numa tijela média; adicione o fermento e 1 colher de sopa de óleo, mexendo constantemente até que a mistura se torne uma massa.

3. Para trabalhar a massa, dobre-a ora em sua direção, ora em direção contrária, pressionando a massa com a base das palmas da mão. Vire a massa, e continue a repetir o processo de pressionar e dobrar. Continue trabalhando a massa e à medida em que for necessário use 35 g de farinha para evitar que a massa grude até formar uma massa elástica.

4. Forme uma bola com a massa; coloque-a numa tijela grande untada com óleo, e depois coloque-a numa superfície untada. Cubra com uma toalha limpa de cozinha e deixe a massa provar num lugar morno durante 30 a 45 minutos até que a massa dobre em tamanho.

5. Pressione as pontas de dois dedos à profundidade de 1,5 cm da massa. a massa está pronta se a marca dos dedos permanecerem depois de serem removidos.

* Se o fermento não borbulhar. significa que não está ativo. Verifique sempre a data da validade no pacote. Lembre-se também que a temperatura da água adicionada ao fermento não deve exceder à temperatura indicada. caso contrário se a água ,estiver muito quente pode matar o fermento. E aconselhável o uso de um termômetro.

6. Para fazer o molho, corte os tomates em pedaçinhos e reserve o líquido. Aqueça 1 colher do azeite restante numa panela média em fogo médio. Coloque a cebola na panela. Frite durante 5 minutos até que a cebola esteja macia. Adicione o alho; frite durante 30 segundos. Adicione os tomates e o suco, o purê de tomate, o orégano, o manjericão, o resto da 1/2 colher de açúcar, a 1/2 da colher de (chá) de sal e a pimenta do reino. Leve à fervura em fogo alto; reduza para fogo médio-lento. Cozinhe com a panela destampada durante 10 a 15 minutos até o molho engrossar, mexendo ocasionalmente. Despeje numa tijela pequena; deixe esfriar.

7. Trabalhe a massa numa superfície polvilhada com farinha (de acordo com as instruções do passo 3) e faça pressão sobre a massa para extrair o ar. Deixe a massa repousar mais 5 minutos. Numa superfície polvilhada com farinha, achate a massa em forma de círculo. Usando um rolo de cozinha polvilhado com farinha, estique a massa a partir do centro até às extremidades formando um círculo de 25 em. Coloque a massa numa assadeira de pizza de 30 em; estique as extremidades da massa até chegar a extremidade da assadeira. Cubra e deixe repousar durante 15 minutos.

8. Pre-aqueça o forno à temperatura de 220°C. Corte os pimentões em cubos de 2 cm. Apare as extremidades dos cogumelos; limpe-os com uma toalha de cozinha e corte-os em rodelas. Escorra as anchovas. Misture os queijos Parmesão e Mussarela numa tijela pequena.

9. Espalhe o molho sobre a massa da pizza. Espalhe 2/3 do queijo. Coloque os pimentões, os cogumelos, as anchovas e as azeitonas sobre o queijo.

10. Polvilhe com o resto do queijo. Leve ao forno durante 20 minutos ou até que a crosta esteja dourada. Para servir, corte em pedaços.

Rendimento: Quantidade para 4 a 6 porções

           

   

 


Pesquisa personalizada

        

 



Copyright© 2004-2014 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade
eXTReMe Tracker