Comidas Típicas - Culinária Mineira


Leitoa assada

Leitoa assada


1 leitoa de aproximadamente 6 quilos limpa
Sal, alho, limão, pimentas malagueta e do reino
Óleo de soja


Estando a leitoa já limpa, observe se precisa raspar ainda algum pêlo e certifique-se de que as orelhas também estejam bem limpinhas. Num tanque com água, mergulhar a leitoa e vá trocando a água, até a carne ficar clarinha, sem resíduo de sangue.

Furar bem a leitoa pelo lado de dentro, sem atingir a pele. Espremer cerca de 6 limões e passar na carne. Fazer uma pasta com temperos e espalhar pela leitoa, massageando e introduzindo nos furos, debaixo das costelas, para atingir o pernil dianteiro, que não fica à vista. Para facilitar, divida a leitoa em duas "bandas".

Deixar descansar por 12 horas. Depois, colocar num tabuleiro grande (o lado da pele para cima) e, usando uma concha, regar com gordura de porco. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno a lenha, de preferência preaquecido.

Deixar assar até quebrarem as "munhecas". Retirar o papel alumínio, protegendo apenas as orelhas, o rabo e as pontas das patas, para não queimarem. Deixar dourar. À parte, colocar o óleo de soja para esquentar em uma panela, até sair fumaça.

Com uma concha, vá despejando sobre a pele da leitoa, que vai "pururucando"a sua vista. Servir numa travessa enfeitada com limão, couve picada e farofa simples ou dos miúdos da própria leitoa. Acompanha tutu e arroz branco.

 


Pesquisa personalizada

        

 



Copyright© 2004-2015 - Todos os direitos reservados. All rights reserved. - Termos de Uso - Política de Privacidade
eXTReMe Tracker