Frango Sauté ao Champagne

7

Frango Sauté ao Champagne

Ingredientes:
I frango de 1,200 gramas
60 gramas de manteiga
30 gramas de farinha
2 colheres de creme fresco
125 gramas de cogumelos
4 fatias finas de trufas
1/4 de champagne sêco
2 alhos porros
Cebolas
Salsa
Manjerona
Louro
Cenouras
Cravo-da-Índia

Modo de Preparar:
Cortar o frango em 4 pedaços, separando as asas e as coxas da carcaça. Por os miúdos e a carcaça numa caçarola, recobrir de água fria e levar à ebulição, tirar toda o espuma da superfície, juntar uma cenoura, uma cebola espetado com um cravo-da-índia, dois alhos porros (sómente a parte branca), os talos da salsa, manjerona, louro, sal, seis grãos de pimenta e deixar cozinhar durante uma hora.

Derreter 30 gramas de manteiga numa caçarola, juntar a farinha, misturar tudo e deixar no fogo mexendo sempre, durante uns 4 a 5 minutos mas sem tomar cor.

Derramar o caldo do cozimento dos miúdos e do carcaça, misturar bem com uma colher e deixar durante uns 20 minutos, obtendo um “molho de ave”.

Por outro lado, colocar 30 gramas de manteiga numa caçarola de fundo chato, salgar e apimentar os pedaços de frango, deixá-los dourar na espuma da manteiga, cobrir e levar ao forno quente.

No fim de 10 minutos, revirar os pedaços, esperar 5 minutos e acrescentar os cogumelos bem lavados e cortados em fatias grandes.

Depois de mais 5 minutos (que permitirão que o frango e os cogumelos fiquem ligeiramente corados), retirar os pedaços de frango e arrumá-los num prato que possa ir ao forno, colocando por cima as pedaços de cogumelos.

Levar ao fogo a panela em que se preparou o frango, acrescido do metade do champagne, o creme e o “molho da ave”.

Deixar reduzir durante uns 4 a 5 minutos, mexendo sem parar. Derramar o resto do champagne nos restos do frango, assim como o molho previamente coado, de modo a cobrir tudo.

Arrumar por cima as fatias de trufas e levar a ferver para ser servido bem quente.

Rendimento: 6 porções