Manual de Congelamento – Massas

2651

Massas


Podemos congelar quase todos os tipos de massa como; massa crua, semi prontas e as prontas. Abaixo métodos básicos e práticos de como congelar cada tipo de massa;

Pães
– crus
Prepare a massa, coloque em um saco plástico, retire o ar e congele.descongele a massa em temperatura ambiente, quando estiver totalmente descongelada, trabalhe e molde à massa, coloque na forma, deixe crescer até dobrar de volume e asse.

– assados
prepare os pães, e asse, depois de assados deixe esfriar e embale com papel alumínio e mais um reforço com filme plástico.
– pães comercializados doces ou salgados, dividir em porções e embale, conforme indicado acima.
– pães recheados, quando doce, evite os recheios à base de amido.Os salgados, congelam bem.
– descongelamento de pães; descongelam rápido em temperatura ambiente, mas podem ser colocados direto no forno quente, por uns 5 minutos.

Tempo de estocagem;
pães comercializados ………………………………. 6 meses
pães recheados doce ………………………………. 3 meses
pães recheados salgados…(embutidos/frios) ..1 mes
pão de forma ………………………………………….. 4 meses
massas cruas …………………………………………. 2 meses

Bolos
– massas com ou sem (margarina/manteiga) estas massas, podemos congelar somente assadas. Prepare e asse o bolo, coloque numa bandeja, deixe esfriar e congele em aberto, depois embale e volte ao freezer.

– bolo com cobertura, congelam bem, de preferência os feitos com leite condensado, fondant, e suspiros. Congele em aberto, depois de congelado embale e volte ao freezer.

– descongelamento dos bolos; deixe em temperatura ambiente, os sem cobertura podem ir ao forno para uma rápida aquecida, e os com cobertura devem aguardar depois de descongelados, para consumo na geladeira

Tempo de estocagem
massas sem manteiga ou margarina..4 a 6 meses
massas com manteiga ou margarina..2 a 4 meses
massas cruas………………………………..2 meses

Tortas
massa podre;
– assada – deixe esfriar e leve ao freezer. Quando congelar,retire da forma e embale com uma proteção, e volte ao freezer.
– crua – também poderá ser congelada, molde ela na forma e congele em aberto, quando congelada retire da forma, e volte ao freezer.

massa folhada;
 – assada – deixe esfriar e leve ao freezer. Quando congelar,retire da forma e embale com uma proteção, e volte ao freezer.
– crua – prepare a massa, embrulhe-a com plástico, sele bem, eleve ao freezer.

torta com recheio; tanto para salgada como para a doce, congelam muito bem, só precisamos tomar cuidado com o recheio, os doces evitar o amido de milho, os recheios salgados evite condimentá-los, para ambos deixe o recheio mais denso do que mole.

descongelamento; para a massa crua, coloque em uma forma e asse normalmente, para as massa assadas, descongele na geladeira sem tirar da embalagem.

Tempo de estocagem;
massa podre crua……………………..6 a 8 semanas
massa podre assada………………….3 a 4 semanas
massa folhada crua……………………2 a 4 semanas
massa folhada assada………………..1 a 2 meses
com recheio doce, assada ou crua……3 meses
com recheio salgada assada ou crua..1 a 4 semanas

Pizza
– assada – prepare e asse normalmente, deixe esfriar e congele em aberto, embale, retire o ar, e volte ao freezer.

– semi-assada – prepare a massa e abra-a normalmente; besunte com uma mistura de purê de tomate, água e óleo; asse por 15minutos em forno quente; depois, proceda como indicado para pizza assada.

– descongele, direto ao forno.

Tempo de estocagem;
assada ou semi-assada……..3 meses


Macarrão
– cru – não são recomendadas congelar

– os melhores que congelam são; a lasanha, canelone, ravióli, gratinados, em geral os que vão ao forno, banhados com bastante molho.

– nhoque – prepare e congele em aberto, embale e retorne ao freezer.

– descongele na geladeira de depois aqueça no forno, o nhoque, é só colocar direto do freezer a água fervente com sal.

Tempo de estocagem;
todos….3 meses

Panquecas e Waffles
– prepare e deixe esfriar, com o filme plástico vá separando, uma a uma, para que não grudem, faça porções embale em sacos plásticos e congele.

– descongele as panquecas em temperatura ambiente e prepare como de costume, os waffles, coloque direta no forno ou torradeira.

Tempo de estocagem;
panquecas e waffles…..3 meses

Canapés
– prepare, besunte a superfície da massa com manteiga ou margarina,coloque o recheio e leve ao freezer, congele em aberto, quando estiveram congelados coloque em recipiente plástico rígido, embale e volte ao freezer.

– descongele em temperatura ambiente

Tempo de estocagem;
canapés ……2 a 4 semana


Sanduíches
– besunte as fatias de pão com manteiga ou margarina, coloque o recheio e embrulhe com filme plástico, depois monte pacotes de 3 a 4sanduíches e embale em sacos plásticos, retire o ar com cuidado para não amassar e leve ao freezer.

– descongele em temperatura ambiente

Tempo de estocagem
sanduíches…..3 a 4 semanas

VOLTAR PARA MENU DE CONGELAMENTO