Sopa de Tomate e Manjericão

25

Sopa de Tomate e Manjericão

Ingredientes:
2,3 quilos de tomate maduro
2 ou 3 galhos de maniericão fresco
1/2 xícara de (chá) de manteiga com sal
Sal e pimenta-do-reino a gosto
6 colheresde  (sopa) de requeijão cremoso

Modo de Preparar:
Faça um pequeno corte em cada tomate e ponha-os numa panela com água fervente por 5 a 7 minutos.

Retire-os quando a pele começar a levantar em volta do corte. Descasque-os e retire a polpa; ponha a para escorrer, depois passe-a por uma peneira e reserve. Corte os tomates em tiras.

Pique mais ou menos grosso as folhas de 1 a 2 galhos de manjericão. Ponha o tomte, a polpa reservada e o manjericão picado numa frigideira com metade da manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo e agitando a frigideira.

Quando o tomate estiver meio macio, aumente o fogo e junte a manteiga restante; o tomate deverá ficar macio porém consistente. Tempere a gosto.

Divida a sopa entre 6 pratos fundos e ponha 1 colher de (sopa) de requeijão no centro de cada um. Enfeite com o manjericão que sobrou e sirva imediatamente.

DICA
Se você precisar descascar poucos tomates, talvez seja mais prático fazer um corte em cruz no topo de cada um, enfiar um garfo na extremidade oposta e passá-lo diretamente sobre a chama do gás para que a pele queime e estoure. Vá girando-o para que fique exposto à chama de maneira uniforme.

Aqueça pão françês ou baguetes no forno e sirva com a sopa.

Cozinhe as tirinhas de tomate, a polpa peneirada, o manjericão e metade da manteiga num recipiente grande, próprio para micro-ondas, por 10 minutos em potência alta (100%).

Acrescente, batendo, o restante da manteiga e cozinhe por mais 5 ou 10 minutos, até os tomates amaciarem.

Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva com pãezinhos aquecidos no micro-ondas. Seis pãezinhos aquecidos no descongela (30%), levam 2 ou 3 minutos. Aqueça o pão em potência baixa para evitar que resseque.

Rendimento: 6 porções